Muita gente ainda discute o que é melhor: livro de papel ou livro digital? Eu tendo a dizer que o importante é ler, seja de um jeito ou de outro, apesar de ser claramente um adepto das vantagens que a tecnologia nos traz, afinal, pra que frear o futuro? 😀
O objetivo deste texto não é a famosa discussão, mas sim, algumas coisas que eu notei depois de adquirir um Kindle, que me fizeram ler mais e me tornaram um leitor melhor.
Para começar, alguns pontos iniciais que todo mundo fala, mas que são importantes de ressaltar: você pode carregar vários livros em um único dispositivo que pesa muito pouco e cabe em qualquer lugar. Não precisa ficar preso a um único livro! Eu, por exemplo, tenho o costume de ler até 4 livros “ao mesmo tempo”; depende do que eu estou com vontade de ler naquele momento específico.
O Kindle vem com vários dicionários, em português, inglês e outros idiomas. Para quem quer aprender inglês por conta própria – o que exige muita leitura – ter o Kindle como aliado é uma mão na roda para incrementar o vocabulário com aquela palavra que apareceu e você não conhecia.
A loja online de ebooks da Amazon tem milhares de títulos com bons preços. É só clicar, baixar e ler! Nada de ter que pagar frete e ficar esperando a boa vontade do Correio ou de transportadoras.
Dá pra falar muito mais, mas vou fechar esse texto falando da tela, que é muito legal! Ela usa tecnologia e-ink, que imita uma folha de papel, não joga luz nos seus olhos e, por isso, deixa a leitura bem menos cansativa. Em anos anteriores a Amazon vendia um Kindle mais básico que não contava com iluminação embutida, mas hoje todas as linhas já contam com esse recurso. O meu primeiro Kindle era este modelo simples, sem luz para ler em locais com baixa luminosidade. Acabei mais tarde optando por atualizar para o Kindle Paperwhite, modelo que uso até hoje.
Enfim, o Kindle só traz vantagens! Eu ficava em dúvida antes de comprar, mas com certeza foi um ótimo investimento! E para os saudosistas que gostam de cheirar do livro tem uma solução: a caixa do Kindle também costuma ser bem cheirosa… ;P